14.5.10

Alcachofra e seus benefícios.

Cynara Scolymus
Nome comum: Alcachofra
A Alcachofra já conhecida na Roma Antiga e na grécia ,fazia parte da alimentação das classes altas. No século XVIII foram-lhe atribuidas propriedades descongestionantes e diuréticas em todas as doenças do fígado ou das vias biliares.


Extremamente nutritiva e de baixo valor energético, a alcachofra é uma boa fonte de vitamina C, potássio, ferro, cálcio e fibra.


A sua ingestão está indicada como parte de dietas de diabéticos e de regimes de emagrecimento, bem como nos casos de anemia carencial e obstipação.

É a cinarina a substância responsável pelo seu sabor ligeiramente amargo e adstringente, bem como pela maioria das suas propriedades fitoterapêuticas. Encontra-se essencialmente concentrada nas folhas e nas raizes da planta. Este componente possui excelentes propriedades anti-hepatotóxicas, e actua na protecção e regeneração dos hepatócitos (células hepáticas).

A Alcachofra como colerética e colagoga promove a secreção de bílis e a sua excreção a partir da visícula biliar, auxiliando desta forma o processo digestivo e evitando também a formação de cálculos.

Bibliografia: Medicina pelas plantas , Dr. Oliveira Feijão; 100% Natural- nº16


Sem comentários:

Enviar um comentário